sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Como é o atendimento ao consumidor da Nokia

+Nokia, como você já deve saber, é uma das maiores fabricantes de telefones do mundo que tem sede em Keilaniemi, Espoo, cidade vizinha a Helsinki, capital da Finlândia. Infelizmente eu precisei usar os serviços de atendimento ao consumidor da empresa, já que ocorreu um problema com meu telefone, como eu já contei em uma postagem aqui no blog. Agora vou compartilhar com vocês, leitores, como foi a experiência de atendimento que eu tive.




O que aconteceu com meu telefone? Eu fui instalar a atualização Lumia Amber no meu Nokia Lumia 520 e a bateria acabou no meio do processo de instalação. Isso não poderia ter acontecido. Meu telefone agora sempre fica com o símbolo das configurações na tela, como se tivesse sempre em processo de instalação da atualização. Portanto, fica a dica: sempre que for instalar uma atualização no seu aparelho, deixe-o conectado à fonte de energia, para que não acabe a bateria e aconteça este problema!
Como eu não sabia que a atualização iria demorar tanto para instalar, não me preocupei com isso. Para meu telefone voltar ao normal, teria que levá-lo para uma assistência técnica da +Nokia, mas onde eu moro não tem nenhuma assistência. Então busquei ajuda pela internet. Primeiro, para tentar agilizar o processo, eu procurei ajuda pelo Twitter no perfil @NokiaSuporte, que é uma das formas de obter suporte, mas a pessoa que atualiza esse perfil demorava muitas horas para responder. Então enviei um e-mail pelo site da +Nokia Brasil contando o meu problema e eles me disseram por que aconteceu o problema com meu telefone e mandaram eu procurar a assistência técnica. Mas, como já disse, não tem assistência perto de mim. Resolvi tentar falar pelo chat com um atendente, consegui. Era uma mulher. Ela foi muito atenciosa e simpática, me orientando no que deveria fazer. Esclareci meu problema e ela pediu o número IMEI do meu aparelho e depois me forneceu um nome de usuário e senha para mim colocar no site reparo.nokia.com.br, onde eu preenchi um formulário com todos os meus dados. Em alguns minutos, recebi um e-mail da +Nokia com o que eu deveria fazer para ter meu telefone reparado. Eu terei que mandá-lo pelos Correios para a assistência. Eles pediram que eu mandasse o telefone, o carregador, a bateria, uma cópia da nota fiscal do telefone, uma cópia de um comprovante de residência e que eu manda-se escrito atrás da cópia da nota fiscal o número pre-os que me mandaram no e-mail e o número da postagem. Eles me deram 10 dias para colocar o telefone nos Correios e um prazo de reparo estimado entre 15 e 30 dias.
Agora vou aguardar. Durante esse tempo, ficarei sem telefone. :(

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