sábado, 19 de julho de 2014

Project Adam promete ser a inteligência artificial mais eficiente do mundo

A Microsoft está trabalhando em um novo e grandioso projeto, o qual promete, quando pronto, ser a Inteligência Artificial mais poderosa e eficiente já criada. Trata-se do Project Adam – Projeto Adão, em português – que está começando a ser desenvolvido pela Microsoft Research, um novo sistema que usará redes neurais para identificar imagens e responder perguntas relacionadas à elas.




O Project Adam quer se assemelhar ao cérebro humano, ser capaz de realmente aprender com o tempo. Quando nós, seres humanos, nascemos, nosso cérebro é como uma folha de papel em branco. À medida que crescemos, interagimos, nos relacionamos com o meio, conversamos, lemos, experimentamos coisas novas, nosso cérebro vai criando bilhões de conexões neurais que nos possibilitam a aprendizagem e identificação de padrões.  Isso explica a dificuldade de se criar uma inteligência artificial realmente eficiente. Ela não consegue aprender como o cérebro humano aprende. Apesar de saber disso, a Microsoft está trabalhando e pesquisando para tentar, ao menos, criar algo parecido com a capacidade humana de aprender, com o Project Adam.

Esse novo projeto funcionará baseando-se em imagens. Para ilustrar, imagine-se em uma praça bastante arborizada de sua cidade. Um pássaro desconhecido por você está caminhando a sua frente e você tem o interesse de saber mais sobre ele. Então, você pega seu Windows Phone, tira uma foto desse pássaro e o Project Adam lhe trará a maior quantidade de informações possíveis sobre o pássaro: que ave é, nome científico, hábitos e tudo o mais relacionado à ela.

Imaginemos outras situações: você tira uma foto de um cão, por exemplo. O Project Adam identificará não só que existe um cachorro ali, mas também a sua raça e outras informações pertinentes, tais como expectativa de vida, hábitos, melhores formas de tratar, etc. Ou, ainda, você está em um parque ou museu e tira uma foto de uma escultura ou pintura. O Project Adam dirá quem foi o autor, quando foi feito, em qual escola artística ele se enquadra e tudo o mais. Será possível fazer o mesmo com comida. Tire uma foto do seu prato e ele dirá quais alimentos estão ali presentes e as calorias médias presentes naquele prato, junto com a sua tabela nutricional. Enfim, será algo realmente grandioso.

A busca por imagem não é algo novo, pois a +Google oferece esse recurso, mas ele não foi desenvolvido para ser usado em larga escala e geralmente não tem um nível de precisão satisfatório. Com o Project Adam, a Microsoft quer potencializar imensamente a identificação de coisas através de imagens. Pra ela, não basta apenas identificar o objeto, é preciso classificá-lo, contextualizá-lo.

O diferencial do Project Adam é este: assim como o cérebro humano, ele será capaz de usar um sistema de redes neurais para aprender, reconhecer padrões e ficar mais "esperto" com o passar do tempo, usando uma técnica chamada Deep Learning – Aprendizagem Profunda, em português – que analisa os dados em uma série de níveis para distinguir padrões e definir novos.

Segundo a Microsoft, o Project Adam conseguirá, incrivelmente, ser até 50 vezes mais rápido que os sistemas de reconhecimento de imagens atuais e fornecerá resultados duas vezes mais precisos.

Atualmente, o novo projeto de inteligência artificial da gigante de Redmond está em fase "embrionária", portanto não há nenhuma previsão de lançamento. Nos resta esperar que tudo ocorra bem, que esse projeto dê certo e que equipe os Windows Phones do futuro.

Com informações: Yahoo! NotíciasNext at Microsoft

Nenhum comentário:

Postar um comentário