domingo, 25 de janeiro de 2015

Conheça o Spartan, navegador que substituirá o Internet Explorer no Windows 10

A Microsoft está trabalhando no desenvolvimento de um novo navegador que virá no Windows 10 e substituirá o Internet Explorer em um futuro próximo. Trata-se do "Project Spartan", como está sendo chamado pela gigante de Redmond o projeto que visa criar um navegador realmente inovador.
 
 

 
A primeira impressão que se tem ao ver ima imagem do novo navegador é de que ele tem um visual muito bonito, simples e agradável, lembrando um pouco a interface do iOS 7 e 8.
 
De acordo com o IEBlog, o Spartan permitirá que seus usuários façam anotações na própria página da web enquanto navegam afim de ressaltar informações importantes ao compartilhar tal página com um amigo, por exemplo. A imagem abaixo mostra como isso funcionará na prática.
 
 
 
Observe que as anotações são integradas ao aplicativo OneNote, tanto que o navegador passa a ter a cor característica desse aplicativo na janela em que ele está sendo usado no memento.
 
Outra novidade interessante que o Spartan terá é a integração com a assistente pessoal de voz Cortana, que já é conhecida pelos usuários do Windows Phone 8.1 em alguns países. Supõe-se que ambos trabalharão juntos para facilitar a navegação e torna-la mais intuitiva.
 
Como uma das principais características do Windows 10 será a sincronia entre dispositivos, o navegador Spartan também está sendo desenvolvido para rodar em smartphones. Assim, poder-se-á sincronizar dados, guias, favoritos, histórico, anotações e outras funcionalidades com bastante facilidade. A imagem abaixo mostra a interface do substituto do Internet Explorer em telefones.
 
 
 
 
Talvez você esteja se perguntando por que a Microsoft está desenvolvendo um novo navegador em vez de lançar uma nova versão de seu navegador atual, o Internet Explorer. A resposta para essa pergunta pode ser fácil se considerarmos o histórico de "má-fama" que o Internet Explorer tem. Se um dia ele foi o navegador mais popular do mundo, hoje está ultrapassado e seu nome não é atraente a novos usuários, uma vez que novos navegadores surgiram e tomaram o posto de líder do browser padrão do Windows.
 
Com o Spartan, a Microsoft pretende "começar do zero" criando um navegador que agrade a todos. O nome do Internet Explorer não soa agradável para muitos usuários e uma nova versão dele não seria suficiente para reconquistar a confiança de seu público. Entretanto, engana-se quem pensa que o Internet Explorer não virá com o Windows 10. Os dois navegadores coexistirão no novo sistema da empresa.
 
Para saber detalhes sobre o Project Spartan, acesse o IEBlog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário